quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Recodificação fonológica


A aprendizagem da linguagem escrita depende de dois fatores, que reputamos de máxima importância: uma ação pedagógica sistematizada por parte de quem ensina e força de vontade em assimilar por parte de quem aprende. A fim de estimular essa vontade é necessário recorrer, por vezes, a atividades lúdicas incentivadoras. Foi o que fizemos hoje: jogámos um loto de palavras.
Esta atividade teve como finalidade estimular e promover a automatização do reconhecimento de palavras, pois esta automatização encurta o tempo e o esforço de processamento, fazendo que os alunos acedam de forma mais rápida à decifração das palavras.
O jogo consiste no tradicional jogo do loto ou bingo, como também é conhecido. A cada aluno é distribuído um cartão com oito palavras escritas, de um total de sessenta. Haverá um “cantador”, que retira de um saco uma ilustração, que tem de identificar a palavra correspondente e que a “cantará” imediatamente para os restantes alunos. É ponto assente que se deverá pronunciar lentamente, e bem, a palavra que saiu; os alunos terão que procurar (ler) se no seu cartão essa palavra se encontra grafada. Se estiver, terá de a identificar e colocar sobre ela um marcador previamente distribuído.
Ganhará aquele que preencher mais rapidamente o cartão, dizendo a palavra “bingo”.
Foi uma atividade que motivou e agradou a todos os alunos pelo que repetiremos outras vezes já que os conduzirá a um reconhecimento automático mais rápido e eficiente de sílabas e de palavras, ou seja à leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário