segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As nossas definições

Como amanhã se comemora o dia dos namorados, não quisemos ficar alheios e resolvemos falar sobre o tema.
É verdade que uma criança não atribui a esta data grande importância, apesar de, às vezes, nos dizerem que já têm namorado(a)!
Em vez de amor preferimos falar de amizade, uma amizade que vem crescendo desde que estas crianças se conheceram. No início do ano letivo, quando se encontraram pela primeira vez, todas fizeram votos para criarem novas amizades, ter novos amigos! Achamos que esses votos se vão concretizando: cada um vai fazendo as suas escolhas, formando pequenos grupos de acordo com as circunstâncias e com o caráter de cada um e em que a escolha se opera muito naturalmente: maneira de ser, gostos, brincadeiras e zangas... e a amizade vai-se construindo, enraizando. Verdadeiros amigos.
No desenvolvimento da atividade foi pedido aos alunos que falassem sobre o que pensam que é a amizade.
Orientados pela prof. Anunciação, “Os Amigos” começaram a construir uma definição de amizade.
Usando os cinco sentidos, primeiramente, foi-lhes pedido uma cor que definisse o conceito, seguido do sentido do gosto - a que é que sabe? Depois de algumas opiniões que se iam registando no quadro, pois “Os Amigos” ainda não escrevem tudo, nova pergunta: -Como é? Para resposta deveriam fazer uma comparação, e surgiram várias. Até as emoções que a amizade produz lhes foram solicitadas. Finalmente, veio a definição num pequeno resumo sobre tudo o que se tinha dito.
E, assim, surgiu uma definição de Amizade, muito especial, feita por “Os Amigos” e que partilhamos com todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário