quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santos Populares

Hoje, fizemos alguns balões de S. João para decorarmos a sala a rigor!
Em dia de Santo António, falámos dos santos populares que, nesta época do ano, se festejam por todo o nosso país e fazem esquecer por momentos os problemas económicos que a famosa crise arrasta consigo. Em cidades como Bragança, estes festejos ficam confinados a alguns bairros, e pode até dizer-se que são festas de convívio entre vizinhos, entre o fumo das sardinhas que pingam na brasa e os vapores do tinto. Antigamente, sim, eram festas – ouve dizer-se. Eram, sim, eram diferentes. Ia-se ao bairro d’Além-do-Rio ver as cascatas, que, ocasiões houve, trepavam até ao largo do Principal. Aquelas ruas surgiam enfeitadas com bandeirinhas de papel confecionadas pelos vizinhos mais animados.
A tradição continua, ano após ano, mas vivida de forma diferente, talvez mais localizada e comercialmente definida, e por isso, por vezes, passa ao lado dos nossos jovens. E não apenas dos mais novos, porque se vive mais voltado para dentro, ao passo que em tempos idos a festa e a notícia estavam na rua.
Contudo, continuam a fazer parte da cultura popular e, como tal, devemos mostrar aos nossos jovens como se viviam antigamente. Estas atividades populares também fazem parte da história do povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário