quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dissolve-se ou não se dissolve?

“Diz-me e eu esquecerei, mostra-me e eu lembrar-me-ei, deixa-me fazer e eu aprenderei”
Confúcio
Continuámos com as nossas atividades experimentais com água e iniciámos esta colocando uma questão-problema: -Esta substância dissolve-se ou não se dissolve?
Explicámos o significado de dissolver (desfazer-se, derreter) e apresentámos as substâncias que iríamos utilizar: açúcar, sal fino, azeite e arroz.
Inicialmente, os alunos fizeram as suas previsões registando-as numa grelha própria.
Seguidamente, colocámos cada uma das substâncias em copos com água, mexemos com uma colher a fim de vermos o que acontecia.
Os resultados observados foram registados na grelha. Comparámos as previsões com o resultado obtido e tirámos conclusões:
-Há substâncias que se dissolvem na água (açúcar e sal) e outras que ficam intactas (azeite e arroz).

Sem comentários:

Enviar um comentário