segunda-feira, 4 de junho de 2012

Intertextualidade



Hoje, trabalhamos vários tipos de texto.
Inicialmente, o professor distribuiu um texto que só tinha imagens (texto visual). Nós tivemos de identificar as várias ações que cada quadradinho continha e conseguimos interpretar o texto.
Seguidamente, lemos um texto, que era uma fábula – A pomba e a formiga, de La Fontaine - e depressa entendemos que havia alguma relação com o que tínhamos analisado no texto visual. No entanto, também descobrimos que havia uma pequena diferença.
Para terminar, lemos um terceiro texto que estava no nosso manual. Este era um poema, da autora Lília da Fonseca, e chamava-se Naufrágio.
Lemos o poema e vimos que também este poema se relacionava com os textos anteriores: a formiga navegava na folha e o vento fê-la naufragar. Que lhe terá acontecido?
A intertextualidade (presença de um texto noutro texto) permite ao aluno estabelecer relações entre textos, conduzindo-os a uma melhor interpretação/compreensão do texto.
Foi o que aconteceu. Os alunos não tiveram dificuldade em compreender o poema e imaginar o que terá acontecido à formiga...

Sem comentários:

Enviar um comentário