quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Correspondência som/grafema: a letra R

Partindo do poema “Roda na rua”, de Cecília Meireles, trabalhámos a correspondência som inicial / letra e identificámos a letra.
Explorámos o texto relativamente à compreensão da leitura (atividades antes, durante e depois da leitura). O professor procedeu à leitura do texto seguida da leitura em coro pelos alunos.
 Mostrámos imagens que representavam palavras do poema e outras iniciadas pelo som [R], para tratar este som em início de palavra. Após a identificação da palavra o professor pronunciava essa palavra com o prolongamento da consoante inicial de forma exagerada para que os alunos a repetissem: ([RRRRRR]oda). Depois da identificação e reconhecimento do som inicial das várias palavras, mostrámos a letra que representa esse som e os alunos grafaram-na.
No final, com as palavras ditas pelos alunos na atividade antes da leitura (antecipar conteúdos com base no título – O que pode rodar na rua?), e que tínhamos escrito no quadro, propusemos-lhes que escrevessem um poema coletivo, imitando Cecília Meireles, e o resultado foi o texto que a seguir transcrevemos.
Roda na rua
Roda na rua
O arco na mão do Rui.
Roda na rua
O pião da Rute.
A bola na rua
Rebola na relva.
Roda na rua
O volante redondo.
A carroça, na rua.


Sem comentários:

Enviar um comentário