terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ida ao Museu Abade de Baçal

Hoje, fomos ao Museu do Abade de Baçal. Esta visita enquadra-se no projeto “Educação pela Arte”, que este museu vem propondo às escolas e ao qual nós aderimos.
Constitui uma excelente sensibilização para a importância cultural que os museus apresentam e dos quais geralmente andamos arredados.
Esta visita foi dividida em duas partes distintas. Num primeiro momento, os alunos viajaram até à pré-historia (idade da pedra e idade dos metais), tendo observado uma caverna como aquelas em que se refugiavam os primeiros homens que habitaram estes lugares, que souberam decorar com figuras desenhadas nas paredes (pinturas rupestres), e algumas armas com que caçavam e também como descobriram o fogo; entrando já na idade dos metais, foram referidos os Zoelas, povo que habitou a Península Ibérica e se estaleleceu nas terras de Bragança (Castro de Avelãs).
 Na sala dos monumentos zoomórficos, puderam apreciar várias figuras de pedra granítica, representando animais que simbolizavam a força ou que eram importantes para a sua cultura.
Como parte lúdica desta primeira parte os alunos puderam jogar ao jogo da Glória gigante e de acordo com a temática.
Na segunda parte foi a observada uma exposição temporária de pintura, do artista Nadir Afonso: pintura abstrata (quadro “cidade dos Príncipes” e “Metamorfoses”), que os alunos interpretaram à sua maneira. Quadros com muita cor e movimento, em que as linhas e as formas geométricas sobressaem e nas quais se conseguem descobrir edifícios e ruas.
Como exploração lúdica deste segundo momento, os alunos, através de sombras chinesas, representaram cenas por eles descritas nas suas observações.
Foi uma tarde recheada de cultura, de que os alunos gostaram e até ficaram com vontade de voltar mais vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário