terça-feira, 15 de maio de 2012

Identificação de padrões ortográficos - dígrafos

“Aprender a decifrar em português implica aprender a relacionar os sons da língua portuguesa com as letras que os representam.”
Inês Sim-Sim (2009)
Ora, este ensino da correspondência som /grafema (letra) deve assentar na consciência fonológica, mais particularmente na consciência fonémica, ou seja, a capacidade de prestar atenção e identificar e manipular os sons da fala. A particularidade da nossa língua leva a que tenhamos para o mesmo som várias formas de o representar, o que dificulta de certa forma a sua escrita, obrigando a criança a recorrer a outras competências – competência ortográfica, isto é, o conhecimento das regras que regem a língua na sua representação gráfica.
Além desta competência, a criança terá ainda de identificar os padrões ortográficos (grupos consonânticos, dígrafos, entre outros...).Estes requerem um ensino regular e sistemático, de forma a levar a criança a reconhecê-los automaticamente.
Hoje, iniciámos esta matéria com o dígrafo “ch” , que trabalhámos individualmente e em grande grupo para a identificação de palavras com o som x, mas  grafado com o dígrafo “ch”.


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