Depois de termos comido a sopa, já na sala de aula, falámos de textos instrucionais e da sua importância. Analisámos um texto instrucional - “bolo de chocolate” -, e ficámos a saber que era constituído por três partes: título, ingredientes e modo de preparação, e que este era uma receita de culinária. Também aprendemos que há muitos tipos de textos instrucionais. Como a palavra indica, estes textos apresentam instruções, isto é, informam.
Depois de analisarmos o texto instrucional “Bolo de chocolate”, com a ajuda dos dois grupos que tinham participado na confeção da nossa sopa, tentámos fazer a receita da sopa, e como os chefes de grupo tinham tudo registado nas suas folhas de apontamentos, foi muito fácil.
No fim, depois dos devidos ajustes, ficou assim:
A - Sopa de ervilhas
Ervilhas
Batatas
Cebolas
Cenouras
Alho francês
Sal
Azeite
C - Modo de preparar:
1- Preparar e lavar muito bem os legumes.
2- Cortar aos pedaços os legumes e levar a cozer numa panela.
3- Quando cozidos, triturá-los mas sem esquecer que é preciso temperá-los. É altura de colocar o sal e o azeite.
4- Então, acrescentar algumas ervilhas para decorar a sopa.
5- Deixar ferver até as ervilhas até estarem cozidas.
6- Depois, é servir e… saborear.
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