terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Para "Os Amigos", Boas Festas!

 A todos "Os Amigos" desejo que o Menino Jesus traga tudo de bom e muita vontade de trabalhar no próximo período.
Um Feliz Natal para todos e um 2012 cheio de saúde, amor, paz e fraternidade são os votos do professor.

Feliz Natal

Para manter a tradição, fizemos um cartão de boas festas para desejar Feliz Natal a toda a comunidade educativa e aos nossos companheiros da SE1, que aqui deixamos também para todos os nossos leitores.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Festa de Natal

Realizou-se mais uma festa de Natal na nossa escola, festa em que todos os alunos do Centro Escolar da Sé participaram e deram o seu melhor. Os alunos da SE2 contribuíram de uma forma muito positiva, pelo que estão de parabéns, tanto os alunos como os seus orientadores, os professores das AEC.



Ninguém dá prendas ao Pai Natal

 
É comum nesta época lermos histórias que evoquem o Natal e a magia que esta palavra encerra. Não escapamos à regra e apresentámos aos nossos alunos o conto “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, de Ana Saldanha.
Nesta história trabalhámos a intertextualidade, através das várias personagens que vão surgindo ao longo do conto e alguns valores como a amizade, a companhia e a felicidade. Por último, alertámos para a indevida sobrevalorização das prendas em detrimento dos valores humanos atrás referidos. 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Incursões matemáticas IV


Hoje, continuámos a utilizar o nosso colar de contas para fazermos algumas contagens por “saltos” para a frente e para trás, estabelecendo relações entre números.
Praticámos a adição e a subtração, concretizando situações problemáticas que nós próprios inventávamos, registando depois no nosso caderno as operações realizadas.
No final, ainda fizemos contagens de dois em dois (movimentando as contas no colar, como se este fosse uma reta numérica) e aprendemos a contar de dois em dois até dez, por ordem crescente e decrescente.

A cobra e a vaca foram às compras

Hoje, brincámos mais uma vez com os sons da língua com o objetivo de identificar o som inicial de cada palavra e agrupar palavras em função desse som inicial.
Sabemos a importância que a capacidade de identificar e manipular as unidades mínimas do oral - consciência fonológica – tem para a descoberta do princípio alfabético, que é a base da decifração, pelo que o seu desenvolvimento deve preceder a introdução das unidades do código alfabético.
Com a ida às compras de duas amigas, a Cobra e a Vaca, partindo dos sons produzidos por estes animais (ssssssss e mmmmm), os alunos ajudaram-nas a separar as suas compras, já que cada uma só poderia ter no seu saco compras cujo nome começasse com o som que elas produziam, introduzimos o fonema "mmm" e a sua grafia. 
De uma forma lúdica e divertida, desenvolvemos a consciência fonémica ou segmental, um dos tipos de consciência fonológica.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Atividade física e desportiva


O desenvolvimento físico da criança atinge estádios qualitativos, que precedem o desenvolvimento cognitivo e social, pelo que as atividades físicas e motoras não devem ser subestimadas ao longo do primeiro ciclo. Esta área oferece aos alunos experiências concretas necessárias às abstrações e operações cognitivas exigidas noutras áreas,
preparando assim os alunos para a sua abordagem ou aplicação.
Na aula de hoje, pudemos observar atividades rítmicas e expressivas em que os fatores subjectivos, como a expressividade, são essenciais.
Saber combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados de acordo com a estrutura rítmica e melódica de composições musicais exigem da criança muita atenção e concentração.
Foi uma aula muito alegre em que a participação e entrega dos alunos foram visíveis.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

História das cinco vogais - V

Hoje, lemos mais umas páginas do conto “História das cinco vogais”, de Luísa Ducla Soares.
Nesta passagem, saboreámos a corrida entre as quatro vogais A, E, I e O e o seu encontro com mais um novo companheiro, o U.
Relembrámos as cinco vogais A, E, I, O, U e aprendemos a quadra:
“Somos cinco amigos
Somos cinco vogais
Somos as cinco letras
Que se empregam mais”.
Os nossos cinco amigos divertiam-se muito e resolveram jogar às escondidas. O professor interrompeu a leitura e nós imaginámos onde se iriam esconder os nossos amigos. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dezembro



Dezembro é o último mês do ano, no seu decurso começa o inverno e, por vezes, a neve visita-nos. Com ele chega a festa do Natal, a festa da família. Neste ambiente festivo decorrem as atividades letivas do final do 1º período. Para descontrair da “pressão” que nestes dias atinge as nossas crianças – as fichas! –, aproveitámos umas farripas de tempo na confeção dalguns enfeites de Natal, para tornar o ambiente da escola de acordo com a época que atravessamos, coisas simples, já se vê, mas de que nos saímos muito bem.
Agora, a nossa sala de aula está mais alegre e nós mais contentes, porque, afinal, ficou muito bonita com o nosso trabalho.