“- Eu faço tudo o que posso, então não vêem? Se não ando por aí, aos saltos, a ajudar um e outro é porque nasci assim com os braços em cruz e esta perna dura que não sabe mexer-se. Também não fui eu que escolhi o meu nome: Espanta-Pardais! A verdade é que não espanto ninguém e muito menos os pássaros”. (M. Rosa Colaço, Espanta-Pardais, pp.8-10)
Por definição, um espantalho é um boneco feito de roupas velhas, geralmente cheias de palha, simulando a figura humana, que tem como finalidade espantar a passarada das hortas, searas, vinhas e outras plantações agrícolas.
Tínhamos como tarefa a execução de um espantalho para animar a área envolvente do Centro Escolar, durante a Semana da Alimentação (de 17 a 21 de outubro). Era esse o nosso encargo e cumprimo-lo.
Esta tarefa motivou visivelmente os alunos, que o levaram a peito e executaram com muita satisfação e alegria. Aos poucos lá foi tomando forma e cor e até um nome. Entre os vinte e quatro sugeridos democraticamente, Espanta-Conchinhas foi o vencedor.
Fica já a saber que o Espanta-Conchinhas fica à espera da sua visita a partir de segunda-feira, na exposição de espantalhos, na área envolvente da nossa escola. Venham conhecê-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário