terça-feira, 10 de abril de 2012

Compreensão de um texto narrativo

A narrativa é um meio de comunicação entre quem conta/ouve ou escreve/lê. Um dos objetivos da narrativa é a recreação de quem ouve ou lê, provocando respostas emocionais (surpresa, curiosidade, medo, satisfação...) no ouvinte ou no leitor.
Explorar a compreensão dos textos narrativos implica trabalhar histórias curtas ou obras completas adequadas à idade e interesse das crianças, estimulando a criatividade, a imaginação, o raciocínio dedutivo, a antecipação de acontecimentos, a análise de ações, a previsão de consequências, a apreciação valorativa do texto.
Foi o que fizemos hoje na exploração da obra “O Aquário”, de João Pedro Mésseder, utilizando estratégias de:
Antes da leitura – Sem mostrar o livro, dissemos o nome da história que iam ouvir. Em ficha própria, os alunos imaginaram como seria a capa, compararam-na seguidamente com a original. Observaram e transcreveram os elementos paratextuais para a ficha distribuída. Depois, criaram as personagens que entrariam na história.
Durante a leitura: À medida que se desenrolava a narrativa, os alunos responderam a perguntas de previsão e análise, anteciparam acontecimentos, comentaram a história ouvida, analisaram ações decorridas, fazendo juízos de valor.
Após a leitura: Desenharam a parte da história de que gostaram mais e, com círculos ou através de dobragens, fizeram peixes para decorarem um aquário idealizado por cada um.
A interdisciplinaridade acompanhou sempre as várias atividades, desenvolvendo o vocabulário, apresentando oralmente para os colegas os trabalhos realizados, fazendo contagens e cálculo, falando do “habitat” natural dos peixes e suas características.

 

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