terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Balãozinho Vermelho

Hoje, “lemos” a história de Iela Mari, O Balãozinho Vermelho.
Explorámos a sua compreensão através de atividades antes da leitura, durante a leitura e após a leitura.
Antes da leitura demos pistas aos alunos para adivinharem a personagem principal da história. Quando acertaram, tirámos um balão do bolso, enchemo-lo e o balão saltou de mão em mão. Quando os alunos lhe tocavam tinham que dizer palavras “leves, pesadas, quentes, frias, perfumadas, vermelhas...”
Seguidamente, cada criança imaginou como seria a história que iam a “ler”.
Apresentámos o livro e explorámos os elementos paratextuais.
“Lemos” o livro.
Durante a leitura íamos inferindo as várias transformações do Balãozinho, conferindo-as ou não.
Após a leitura trabalhámos a consciência fonológica através de jogos de segmentação (contar sílabas) e identificámos outras palavras que começavam com o som inicial de balão (b). Para terminar efetuámos grafismos.


Sem comentários:

Enviar um comentário